Ir para o conteúdo principal
noneMãos a serem lavadas com água corrente da torneira

Infeção por estafilococo e higiene cutânea

Aprenda sobre esta infeção cutânea e como preveni-la com ótima higiene

Todos queremos peles saudáveis. Isso faz-nos sentir bem connosco próprios e dá-nos a confiança quando nos encontramos com outras pessoas. Mas sabia que, não importa quão saudável a sua pele aparente estar, ainda serve como hospedeira de diversos tipos de microorganismos? Um dos tipos comuns é o Staphylococcus aureus. 

Na maioria das vezes, essa bactéria causará pouco ou nenhum dano, mas se penetrar mais profundamente na pele,  pode causar uma infeção bacteriana, conhecida como infeção por estafilococo. Geralmente, uma infeção por estafilococo pode ser tratada com cremes ou antibióticos, mas algumas infecções por estafilococos, como aquelas causadas por SARM (Staphylococcus Aureus Resistente à Meticilina), podem ser resistentes a certos antibióticos, tornando a infeção muito mais difícil de tratar.

Causas

Estafilococos aureus pode propagar-se pelo ar (poeira), através do contacto de pele com pele ou através do toque em superfícies contaminadas. A sua pele forma uma barreira natural contra bactérias e outros germes, mas quando a sua pele é agredida ou ferida, estafilococos aureus podem entrar no seu corpo e causar uma infeção por estafilococo. Elas podem ser classificadas em dois grupos:

  • Infeções do tecido mole e pele. São infeções brandas quando as bactérias infetam somente a pele ao redor do ponto de entrada. 
  • Infeções invasivas ocorrem se as bactérias entrarem na sua corrente sanguínea, chegando aos ossos, pulmões ou coração. Isso pode levar a infeções muito mais sérias - por vezes até com risco de morte.

Sintomas

Sintomas de algumas infeções de tecido mole e pele comuns incluem:

  • Furúnculo - um caroço avermelhado na pele que pode desenvolver uma protuberância amarelada com pus no centro. Espremer pode levar a uma infeção, então é melhor deixar que ele se rompa espontaneamente e seque.
  • Impetigo - afeta principalmente crianças e é altamente contagioso, além de se manifestar como feridas que se podem romper, deixando uma casca acastanhada ou na forma de grandes bolhas com fluídos indolores. Coçar faz com que as bactérias se propaguem.
  • Celulite - uma infeção abaixo da superfície cutânea que causa uma vermelhidão, dor, inchaço e bolhas. Você também pode sentir calafrios e náusea.
  • Síndrome da Pele Escaldada Estafilocócica - afeta maioritariamente bebés e crianças com menos de 5 anos com bolhas diversas como se a pele tivesse sido escaldada em água fervente. Os bebés também sofrem com altas temperaturas e descamação.

Se estiver com qualquer um destes sintomas, deve procurar o seu médico ou plano de saúde, pois vai precisar de tomar antibióticos para tratar dessas infeções.

Dicas de Prevenção

Como posso prevenir um infeção de estafilococo?

  • Lave as mãos regularmente com sabonete e água, inclusive depois de ir à casa de banho e antes de comer
  • Mantendo a pele limpa
  • Tome banho ou duche todos os dias para manter a sua pele limpa e saudável
  • Mantendo cortes e feridas cobertos

Se tem um corte ou ferida, limpe-o, trate com antisséptico e mantenha coberto com uma ligadura para proteção contra a contaminação por sujidade e germes. Troque a ligadura regularmente, assegurando-se sempre que lava as mãos antes e depois para prevenir riscos futuros de infeção.

Mitos e verdades

- Pessoas com alergias cutâneas tem uma probabilidade maior de contrair infeções cutâneas

Pessoas que têm reações alérgicas cutâneas como eczema são mais propensas a infeções cutâneas, especialmente S. aureus, porque o seu sistema imunológico fica mais focado na alergia do que em combater a infeção. As pessoas com eczema também têm uma probabilidade maior de coçar ou esfregar a pele para aliviar a comichão, o que pode danificar a pele ainda mais, deixando-a exposta para infeções.

Os nossos Conselhos