Ir para o conteúdo principal
noneImagem aproximada do pai a ajudar o bebé a lavar as mãos na torneira

As desculpas mais usadas para não lavar as mãos

As seis desculpas mais usadas pelas pessoas para não lavarem as mãos

Lavar as mãos com frequência é o passo mais simples e importante para combater a transmissão de bactérias e outros germes - os mesmos que podem levar a dores de barriga, constipações, gripes entre outros problemas de saúde ainda mais sérios.

As pessoas ainda não fazem quando deveriam

Seguem aqui os seis pretextos mais usados pelas pessoas para não lavar as mãos (e o porquê de elas estarem erradas). 

1. ...Mas eu não fui a lado nenhum

Mesmo que tenha passado a manhã inteira em casa você acumulou germes nas suas mãos sem notar. Sabia que as bactérias são capazes de sobreviver em superfícies duras desde uma pequena quantidade de horas até muitos meses, por isso ecrãs dos telemóveis, maçanetas, comandos - qualquer superfície que tocamos com frequência é um foco para transmissão de bactérias.

2. ...Mas elas não parecem estar sujas

Poeira do dia a dia e sujidade transmitem todos os tipos de germes. Por isso é sempre bom lavar as mãos quando elas lhe parecerem estar sujas. Mas e os organismos microscópicos que não são visíveis a olho nu? 

Na nossa rotina diária estamos constantemente em contacto com germes, principalmente após irmos à casa de banho ou quando estamos a preparar comida. Isso faz com que seja importante saber quando lavar as mãos da maneira correta. 

3. ...Estou muito ocupado 

Com pressa? Sem tempo de uma pausa para lavar as mãos, especialmente após ter ido à casa de banho, pode custar caro.

Norovírus, por exemplo, causa normalmente uma média de ausência de quatro dias no trabalho. É uma das causas mais comuns de doenças e diarreia, sendo transmitido na maioria das vezes através do contacto com um indivíduo infetado, e pode ser transmitido apenas com um apertar de mãos. 

4. ...Esqueci-me

Com tanta coisa em mente, é fácil esquecer-se de lavar as mãos. Por isso, crie uma rotina até que se torne um hábito. Deixe um recado para si mesmo, desenhe na sua mão, ative um lembrete no telefone, ou escreva a lista abaixo até que memorize:

Lave as mãos antes de:

  • Comer ou preparar alimentos
  • Tratar um ferimento ou dar algum remédio 
  • Pegar um bebé ou criança pequena ao colo
  • Trocar fraldas

Lave as mãos depois de:

  • Mexer em alimentos
  • Trocar fraldas ou ir à casa de banho
  • Entrar em contacto com fluidos corporais (sangue, saliva, vómito, etc)
  • Mexer em animais de estimação 
  • Ir mandar o lixo fora
  • Passar tempo no jardim

Lave as mãos sempre que elas estiverem com aspeto de sujas, ou se alguém em casa estiver doente.

5. ...Não tenho por perto água e sabão

Uma boa ideia é levar, por exemplo, o Spray - muito útil caso pretenda comer algo ou tenha utilizado transportes públicos.

6. ...Germes fazem bem ao sistema imunológico 

Verdade, algumas infeções podem estimular o nosso sistema imunológico, prevenindo-nos de ficar doentes com a mesma infeção novamente, mas nem sempre é assim (por exemplo: intoxicação alimentar). Exposição comum aos germes também não nos protege contra infeções específicas. 

Dos milhões de microorganismos com que entramos em contacto todos os dias, pouquíssimos são realmente nocivos. Então, dê ao seu sistema imunológico uma mão e lave as mãos - quando precisar.

Os nossos Conselhos