
O vírus do ébola é a causa da febre hemorrágica viral. É frequentemente uma doença fatal que pode infectar tanto humanos como primatas, como os chimpanzés.
Saiba mais sobre as causas do Ébola, os sintomas e que tratamentos estão disponíveis.
A informação que se segue foi recolhida dos sites da Organização Mundial de Saúde e do Centros de Controlo de Doenças e Prevenção (CDC) nos Estados Unidos da América.
Causas
O Ébola é o resultado de uma infecção pelo vírus Ébola. São conhecidas 4 estirpes que afectam os humanos, todas elas originárias de África.
O Ébola é transmitido das seguintes formas:
1. Contacto directo com animais infectados, o seu sangue e produtos alimentares deles derivados.
2. Contacto directo com o sangue ou fluidos corporais ou secreções (fezes, vómito, saliva, urina e semen) de uma pessoa infectada e com sintomas. Uma pessoa que não apresente sintomas não é contagiosa.
3. Contacto directo com os órgãos ou corpo de uma pessoa que tenha morrido com Ébola.
A infecção ocorre se uma pessoa saudável entrar em contacto com pele em ferida, mucosas como os olhos, nariz e boca, ou com itens ou ambientes que tenham sido contaminados com os fluídos de um paciente infectado com o Ébola. Estes podem incluir roupa suja, lençois de cama e agulhas usadas.
O Ébola não é uma infecção transmissível pelo ar ou pela água.
Sintomas
Os sintomas podem aparecer a qualquer altura do 2º ao 21º dia após a exposição ao vírus do Ébola, embora seja mais comum aparecer entre o 8º e o 10º dias. Os sintomas incluem:
- Febre
- Dor de cabeça
- Dor nas articulações ou músculosFraqueza
- Diarreia
- Vómitos
- Dor no estômago
- Falta de apetite
- Hemorragia anormal
Os sintomas precoces do Ébola são idênticos aos da gripe (febre alta, dores musculares, cansaço e garganta inflamada), tornando possível que as pessoas confundam os sintomas da gripe com os do Ébola. A gripe vem acompanhada muitas vezes de um nariz entopido e corrimento nasal, espirros e tosse seca. Os sintomas do Ébola evoluem para dores de estômago, vómitos, diarreia, bem como hemorragias e feridas inexplicáveis.
Se estiver preocupado, contacte as Autoridades de Saúde da sua localidade ou um profissional de saúde para obter mais informações e conselhos.
Dicas de Prevenção
Conselhos de prevenção do Ébola:
Se estiver numa ou a viajar para uma zona afectada pelo surto de Ébola, proteja-se, fazendo o seguinte:
- Lave as mãos regularmente
- Evite o contacto com fluidos corporais e sangue de qualquer outra pessoa, especialmente as que estão doentes.
- Não toque em objectos que tenham estado em contacto com sangue e fluidos corporais de uma pessoa infectada
- Não toque no corpo de uma pessoa que tenha morrido com Ébola
- Não toque em primatas ou morcegos ou nos seus fluidos corporais e sangue. E ainda, não toque ou coma a carne destas animais crua.
- Evite os hospitais onde os pacientes com Ébola são tratados
- Se tiver febre (temperaturas acima dos 38,6ºC) e algum dos sintomas seguintes (dor de cabeça, dor muscular, diarreia, vómitos, dor de estômago ou uma ferida ou hemorragia anormal), procure imediatamente cuidados médicos.
- Limite os contactos com terceiros até e quando for ao médico. Não viage para lado nenhum a não ser para uma unidade de saúde ou hospitalar.
Mitos e verdades
P. O Dettol mata o Ébola?
Os produtos Dettol já demonstraram que podem matar uma série de vírus de estrutura semelhante ao Ébola. No entanto, os produtos Dettol não foram testados especificamente contra o Ébola, por causa do elevado risco associado ao vírus. Existe apenas um número limitado de laboratórios no mundo capazes de manusear o vírus e o seu foxo é em encontrar uma vacina.
A recomendação de saúde mais importante é para que os consumidores procurem ajuda médica imediatamente sempre que exista alguma suspeita de infecção pelo Ébola.
P. Posso apanhar o Ébola de uma pessoa que esteja infectada mas ainda não apresente sintomas?
Não. Os indivíduos assintomáticos não são contagiosos. Para que o vírus se propague, será necessário que tenha contacto com um indivíduo que apresente os sintomas.
P. O Ébola pode ser transmitido pelo ar?
Não, o Ébola não é uma doença respiratória como a gripe, por isso não é transmitida pelo ar.
P. Posso apanhar o Ébola de comida ou água contaminada?
Não. O Ébola não é uma doença proveniente da fruta nem da água.
P. Posso apanhar Ébola através dos mosquitos?
Não. Não existem indícios que os mosquitos ou quaisquer outros insectos possam transmitir o vírus do Ébola. Apenas algumas espécies de mamíferos (por exemplo, humanos, macacos e símios) demonstraram ter a capacidade de serem infectados e poderem propagar o vírus do Ébola.