Conhecer o novo Coronavírus (2019-nCoV)

O que é o Coronavírus?

 

O que é  o novo Coronavírus de 2019? (2019-nCoV)

O  Coronavírus de 2019 (2019-nCoV) é uma nova estirpe de coronavírus que foi identificada pela primeira vez durante uma investigação de um surto em Wuhan, na China. É importante notar que a facilidade com que um vírus se espalha de pessoa para pessoa pode variar. Alguns vírus são altamente contagiosos, enquanto outros são menos. As investigações continuam em andamento para entender melhor a gravidade, o meio de transmissão e outras questões associadas ao 2019-nCoV, mas há indicações de que a propagação de pessoa para pessoa está a ocorrer [i].

 

Conheça os sintomas do Coronavírus

De acordo com o CDC (Centro de Controlo e Prevenção de Doenças), pacientes com infeções 2019-nCoV demonstram doenças respiratórias ligeiras a severas incluindo:

  • Febre
  • Tosse
  • Dificuldade em respirar

Como se transmite o Coronavírus

O CDC declara [iii] que o Coronavírus transmite-se geralmente de uma pessoa infetada para outra através:

  • Do ar, por tossir ou assoar
  • Do contacto pessoal, como tocar ou apertar as mãos
  • Do contato com objectos ou superfícies que contenham o vírus, e depois entrar em contacto com a boca, nariz ou olhos antes de lavar as mãos
  • Raramente, por contaminação fecal

Atualmente, não está clara a facilidade de transmissão do 2019-nCoV entre pessoas. Ainda há muito para aprender em relação à transmissibilidade,  gravidade e outras características associadas ao 2019-nCoV cujas investigações continuam a decorrer.

 

Como ajudar a proteger contra o Coronavírus

A melhor maneira de se proteger é evitar a exposição ao vírus. O CDC recomenda [iv] sempre uma simples prevenção diária de forma a prevenir a propagação de vírus respiratórios, incluindo:

 

  • Evitar o contacto próximo com pessoas que estão doentes
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com mãos que não tenham sido lavadas
  • Lavar as mãos frequentemente com sabão e água pelo menos durante 20 segundos. Se não tem disponível sabão e água, use um desinfetante de mãos à base de álcool
  • Limpe e desinfete frequentemente os objetos e superfícies
  • Permaneça em casa se estiver doente
  • Tape o nariz e boca, com um lenço de papel, sempre que tossir ou espirrar. Depois deite o lenço de papel no lixo

 Como todas as doenças infeciosas, uma boa higiene desempenha um papel fundamental no controlo da propagação. No entanto, a recomendação de saúde pública mais importante é que as pessoas que desenvolvam algum sintoma relacionado com o Coronavírus, informem o serviço de saúde mais próximo. Ligue para o seu médico ou para uma linha de apoio à saúde, antes de se deslocar fisicamente à unidade médica, explique o seu caso e sintomas associados. Assim irá receber as instruções de como se cuidar, sem expor outras pessoas à doença.

 

O CDC e a OMS aconselham especificamente que se lave as mãos frequentemente com sabão e água ou desinfetante de mãos à base álcool. Por favor visite o website da CDC em https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/ para informação adicional

 

Por favor visite o website da OMS em https://www.who.int/health-topics/coronavirus para informação adicional

[i] http://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov 

[ii] https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/about/symptoms.html 

[iii https://www.cdc.gov/coronavirus/about/transmission.html

[iv] https://cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/about/prevention-tretament.html