623 BODY ODOUR 740X400

O odor corporal (OC) é um cheiro desagradável que se cria quando transpiramos. Apesar de constrangedor, o odor corporal pode ser facilmente prevenido com alguns passos simples de higiene pessoal. 

O que causa o odor corporal? 

Ao contrário do que muitos acham, o odor corporal não vem do suor. O cheiro é causado por bactérias que criam ácidos carboxílicos, responsáveis pelo odor desagradável.

O suor é a maneira natural do corpo regular a temperatura. Ao evaporar o suor reduz a temperatura do corpo.

Para atingir essa função, o corpo humano tem aproximadamente 4 milhões de glândulas sudoríparas de dois tipos distintos. 

As glândulas Écrinas estão espalhadas por todo o corpo. O suor que estas liberam é normalmente inodoro. Contudo estas podem desenvolver um cheiro desagradável caso se tenham ingerido bebidas ou alimentos específicos. Alho, temperos, álcool e alguns tipos de medicamentos são geralmente os culpados. 

As glândulas Apócrinas encontram-se principalmente nas partes do corpo com pêlos, como axilas e áreas genitais. Estas surgem habitualmente por volta da adolescência e libertam substâncias químicas naturais chamadas feromonas. A transpiração das glândulas apócrinas é rica em proteínas, tornando-a uma ótima fonte de alimento para bactérias. Assim sendo, pessoas com glândulas apócrinas mais ativas podem desenvolver OC com maior rapidez.

Estar acima do peso ou ter alguma condição de saúde, como diabetes, pode piorar os casos de odor corporal. Na maioria das vezes, é simplesmente um sinal de que existem muitas bactérias sob a pele.   

Como me livro do odor corporal? 

A resposta normalmente é simples: Mantenha as partes do corpo mais propícias a suar o mais limpas possível. Siga estes simples  passos de higiene pessoal: 

  • Lave estas áreas com água morna e sabão pelo menos uma vez ao dia, prestando particular atenção às partes com pêlos, especialmente axilas e virilhas onde existem mais glândulas produtoras de suor.
  • Troque de roupa com frequência, lave-as sempre sempre que necessário. Adicione um desinfetante de roupa para melhores resultados.
  • Use desodorizante ou antitranspirante nas axilas após lavá-las. Um antitranspirante roll-on é extremamente eficaz e menos poluente. 
  • Depilar as axilas permite que o suor evapore mais rápido, não permitindo que as bactérias se alastrem. 
  • Use tecidos que possam "respirar" como seda, lã ou algodão. Isto ajuda o suor a evaporar mais rapidamente.
  • Controle o consumo de alho e temperos.