432 CLEANING UP AFTER A FLOOD

Higiente em Situações Extremas

Descubra como proteger a sua família após uma inundação

Quando ocorre um desastre, é mais importante do que nunca proteger a si e à sua família contra germes e bactérias nocivas. A água proveniente da inundação representa um número de riscos elevados para a saúde. Esta pode causar ferimentos, falecimentos ou torná-lo vulnerável a infeções e a doenças.

Depois da tempestade

Uma vez que o mau tempo tenha diminuído, você pode querer voltar para sua casa para verificar os danos. Isso pode ser muito perigoso, porque a casa pode estar repleta de detritos perigosos, ou outros materiais novicos à saúde. A água turva também poderá conter uma mistura de água do esgoto, resíduos animais, resíduos químicos e lixo. Todos eles contêm germes nocivos.

Risco de infeção após uma inundação

Dependendo da extremidade das condições de inundação, o risco potencial de propagação de doenças infeciosas pode variar significativamente. As epidemias diarréicas são extremamente comuns após desastres naturais como inundações, tanto nos países desenvolvidos como nos países em desenvolvimento. Existe também um grave risco de propagação das seguintes doenças transmitidas pela água:

Infeções da pele

A exposição à água contaminada com pesticidas, produtos químicos e resíduos industriais pode causar irritação e inflamação da pele.

Pneumonia

Uma doença respiratória grave que causa inflamação aos pulmões. Os sintomas incluem tosse, febre e dificuldade respiratória.

Leptospirose

Comum na água da inundação que está contaminada com urina de roedores, esta infeção bacteriana causa dores de cabeça, dor muscular e calafrios.

Tétano

Ocorre quando uma bactéria normalmente inofensiva encontrada na poeira, solo ou desperdício animal infeta uma ferida. Os sintomas desta doença potencialmente fatal incluem rigidez muscular, espasmos, bloqueio e dificuldade em engolir.

Hepatite A

Mais comum na África e na Índia, a hepatite A é causada por água contaminada com matéria fecal. Os sintomas incluem diarréia, náusea, dor muscular e febre ligeira.

Cólera

Uma infeção bacteriana causada por beber água contaminada ou comer alimentos que foram preparados usando água contaminada. Os sintomas incluem cólicas estomacais, diarréia grave e aquosa e náuseas.

Febre tifóide

Altamente contagiosa e potencialmente fatal, esta infeção bacteriana é espalhada pelo contacto com itens contaminados com matéria fecal contendo o organismo. Os sintomas incluem dores de estômago, dores de cabeça, uma temperatura alta e dores de estômago (constipação ou diarréia).

Doenças Vector-borne

Em climas tropicais, as doenças transmitidas por vetores são um risco especial após uma inundação. Um grande corpo de água estagnada fornece o terreno de reprodução perfeito para mosquitos, moscas, carrapatos, piolhos e pulgas, que aumentam a transmissão da doença porque estes viajam de uma pessoa infetada para morder outro.

Malária

Uma picada de mosquito pode causar malária, que pode ser fatal se não for tratada prontamente. Os sintomas podem não aparecer por um par de semanas, tornando a malária difícil de controlar. Os contagiados podem ter febre alta acompanhada por suores e calafrios, diarréia, dor muscular, dor de cabeça e vômitos.

Dengue

Como a malária, você não pode apanhar dengue de outra pessoa, mas apenas através de uma picada de mosquito. Os sintomas incluem uma temperatura extremamente alta (até 41° C ou 105° F), dor muscular e articular, dores de cabeça, dor atrás dos olhos e ossos doloridos.

Por que há maior risco de infeção após uma inundação?

  • O número de pessoas que dependem dos serviços médicos aumenta muito, colocando uma pressão sobre os suprimentos médicos e interromper o seu acesso habitual a eles
  • A água potável pode ser contaminada com água do esgoto, óleo, produtos químicos e outros materiais perigosos
  • Se a eliminação de resíduos se tornar comprometida, pode levar a resíduos humanos e animais contaminando a água potável
  • Os detritos perigosos aumentam o risco de lesões, o que aumenta o risco de infeção
  • Quando as pessoas perdem as suas casas, comunidades inteiras podem deslocar-se, vivendo em abrigos de socorro ou acampamentos. Quando muitas pessoas vivem num espaço limitado, sem higiene suficiente, o risco de propagação de bactérias nocivas é muito maior

Dicas para se manter saudável após uma inundação

Certifique-se de que seu espaço vital é tanto higiênicamente limpo quanto possível para evitar a propagação de bactérias e doenças. Seguindo estas etapas simples, você e a sua família evitar as consequências de uma inundação para a saúde e podem retornar a uma vida normal o mais cedo possível:

  • Higiene pessoal é importante, certifique-se de lavar todos os dias com água limpa
  • Eliminar o lixo corretamente todos os dias
  • Mantenha todas as áreas de preparação de alimentos tão limpas e secas quanto possível
  • Lave os alimentos em água esterilizada e cozinhe bem antes de comer
  • Mude as suas roupas diariamente
  • Lave bem as mãos depois de usar o chuveiro, antes de manusear alimentos e depois de entrar em contato com itens contaminados
  • Ferver a água e deixar arrefecer antes de beber ou lavar - pode conter parasitas desagradáveis

Se você ou alguém da sua família estiver ferido:

  • As feridas devem ser mantidas limpas, secas e cobertas o tempo todo. Os cortes abertos e feridas podem facilmente ser infecados sem cuidados adequados.
  • Utilize sempre água esterilizada para limpar uma ferida. Se nenhum estiver disponível, use um pano anti-séptico.
  • Procure atendimento médico imediatamente se sua ferida for infetada, se começar a inchar ou ficar vermelha.
  • Ajude a prevenir a infeção usando gel antibacteriano mão para sanear as mãos antes de vestir uma ferida.

Não deixe as crianças brincarem em áreas inundadas. A água pode fluir extremamente rápido, é muito imprevisível e pode conter destroços de árvores, veículos rodoviários ou outros itens perigosos.

A Limpeza

A operação de limpeza pode ser extremamente perturbadora, mas quando os seus pertences pessoais secarem, certifique-se que eles são devidamente desinfetados ou deitados fora, se necessário, para evitar a contaminação.

Certifique-se de usar roupas de proteção, como botas de borracha pesadas e luvas impermeáveis. Também é uma boa ideia ter algo quente vestido, caso fique encalhado. Não se esqueça de cobrir o seu telefone com uma capa protetora, à prova de água.

  • Lave todas as paredes, pisos, superfícies e atrás de armários com água quente e sabão seguido por um desinfetante.
  • Lave bem todos os móveis, roupas e roupa de cama com água quente, idealmente a 60ºC ou acima.
  • Deite fora itens e tapetes danificados
  • Limpe profissionalmente qualquer estofos que não tenham sido danificados
  • Não comer qualquer alimento que tenha entrado em contato com a água da inundação.
  • Deite fora toda a carne e os produtos lácteos do seu frigorífico
  • Deite fora gelados e quaisquer outros itens que você iria comer frio
  • Tente manter animais de estimação e crianças longe de todas as áreas afetadas, como eles são mais suscetíveis a infeção
  • Lavar todos os utensílios de cozinha em água quente e limpa e desinfetar com um líquido antibacteriano seguro antes de usar. Nunca use lixívia em utensílios de cozinha.
  • Deite fora todas as colheres de madeira e tábuas de corte
  • Não use superfícies de trabalho danificadas - elas vão abrigar germes e podem espalhar rapidamente a infeção

Verificar sinais de infeção

Consulte o seu médico imediatamente se você ou alguém da sua família tiver algum dos seguintes sintomas:

  • Doença
  • Diarréia
  • Dores de estômago