Tifoide

429 THPHOID

Febre Tifoide é uma infeção bacteriana que pode afetar muitos órgãos do corpo. Altamente contagiosa, ela pode ser séria ou até fatal se deixada sem tratamento. Descubra como detectar os sinais de uma infeção por tifoide, como ela se propaga e os precauções que pode tomar para proteger a sua família quando estiver viajando pelo exterior.

Causas

Febre Tifoide é causada pela Salmonella typhi, uma bactéria do mesmo gênero que causa a salmonella de intoxicação alimentar.

Altamente contagiosa, febre tifoide é propagada através do contato com fezes de pessoas infectadas e urina (ocasionalmente). Isso a torna muito comum em paises com um saneamento precário, nos quais os resíduos humanos podem entrar em contato com fontes de água e com a cadeia de alimentação.

Se detectada precocemente, os sintomas serão geralmente brandos e se dissiparão em duas semanas. No entanto, sem tratamento, basicamente um em cada cinco casos de febre tifoide é fatal, enquanto aqueles sobrevivendo podem ter sequelas mentais ou físicas permanentes. Essa é a causa da febre tifoide ter que ser tratada ao mais rápido possível com uma dose de antibióticos . Casos sérios de febre tifoide exigirão tratamento hospitalar e a aplicação de injeções de antibióticos.

Sintomas

Pode experenciar um ou mais dos seguintes:

  • Alta temperatura: 39-40°C (103-104°F)
  • Dor estomacal
  • Dor de cabeça
  • Constipação ou diarreia

Dicas de Prevenção

Quando estiver numa área onde a febre tifoide estiver espalhada

  • Vacine-se: Duas vacinas estão à disposição que lhe darão uma boa margem de proteção contra a febre tifoide. Fale com o seu médico sobre a estratégia correta para imunização. 
  • Beba água engarrafada, fervida ou químicamente desinfetada: Ao menos que esteja fervida evite o seu consumo, utiliza-la na lavagem de alimentos ou escovação dos dentes com água da torneira. Beba água engarrafada quando possível ou água que tenha sido químicamente desinfetada.
  • Evite alimentos não-cozidos: Assegure-se deque todo alimento que consuma esteja cozido cuidadosamente para exterminar qualquer germe nocivo.
  • Pratique uma boa higiene das mãos: Lembre de lavar as mãos regularmente com sabão. 
GERM LARGE

Como lavar as mãos

Apesar de lavar as mãos a sua vida toda, provavelmente não está a fazê-lo de forma correta. Uma boa técnica de lavagem das mãos é fundamental para assegurar que está protegido contra germes e bactérias. Descubra como deve lavar as mãos com o nosso guia simples.

Topo da página