Infecções cutâneas

426 SKIN INFECTIONS

Infecções cutâneas acontecem quando germes nocivos (geralmente bactéria, fungo ou vírus) arranjam uma maneira de entrar atravez de um corte ou ruptura da pele e conseguem desenvolver-se. Muitas infecções cutâneas respondem bem a simples remédios sem prescrição médica, mas as vezes uma dose de antibióticos é necessária ser ministrada para o seu tratamento.

Descubra mais abaixo sobre o que causa infecções cutâneas, com o que se deve tomar cuidado e alguns passos simples para manter a sua pele limpa e saudável.

Causas

As bactérias, os fungos e os vírus são geralmente os culpados por infecções cutâneas. Como todos os germes nocivos, podem propagar-se de pessoa para pessoa através do contato da pele; e pela casa em nossas mãos, animais, roupas, comida e objetos do lar.

Há muitos tipos diferente de infecções cutâneas e o tipo de infeção depende do microorganismo causador dela. Alguns tipos comuns de infecções cutâneas são:

Furúnculo

Um caroço avermelhado e dolorido na pele que geralmente aparece no pescoço, rosto, axila ou nádega.

Celulite

Celulite é uma infeção bacteriana da camada profunda da pele (dermis) e da camada de gordura e tecidos moles (tecidos subcutâneos) que ficam sob a pele.

Dermatofitose

Dermatofitose é uma infeção por fungos que frequentemente afeta partes expostas do corpo, como as suas pernas, braços ou rosto, causando uma irritação avermelhada no formato de um círculo.

Frieira (Tinea pedis)

A frieira é uma infeção por fungo que geralmente causa coceira, queimação e pele quebradiça nos espaços entre os dedos do pé.

Sintomas

Os sintomas vão variar de acordo com o tipo de infeção, porém alguns sintomas comuns incluem:

  • Bolhas
  • Coceira
  • Machucados
  • Dor e desconforto
  • Queimação
  • Pus
  • Irritações

Se tiver qualquer um desses sintoma, consulte o seu médico para aconselhamento, pois poderá precisar ministrar uma dose de antibiótico (tabletes ou creme) para tratar a infeção cutânea antes que ela se torne séria.

Dicas de Prevenção

Lave as mãos:

As infecções cutâneas são altamente contagiosas, então lembre-se de lavar as mãos regularmente com sabonete e água.

Tome banho ou ducha regularmente:

Infecções podem ocorrer em qualquer lugar da sua pele. Lave-a regularmente e cuidadosamente para remover todos os germes e bactérias nocivos.

Primeiros socorros:

Germes podem infectar facilmente cortes e arranhões, então se você foi ferido, limpe a ferida e aplique um antiséptico para exterminar todos os germes que possam perdurar para impedir que sujeira e germes consigam adentrar ainda mais.

First aid:

Germs can easily infect cuts and grazes so if you’ve been injured, clean the wound and apply an antiseptic to kill any germs that might be remaining then cover it to stop dirt and germs gaining further access.

Mitos e verdades

Somente atletas pegam frieira

Não é verdade. O pé de atleta (frieira) tem esse nome porque o fungo que causa a infeção tende a se alojar em locais que os atletas usam, tais qual vestiários, chuveiros e acadêmias. No entanto, qualquer pessoa que for exposta ao fungo pode ser infectada, não somente atletas.

621 HEALTHY SKIN 740X400

Pele Saudável

O que é uma pele saudável? E porque é algo tão importante? Tudo será explicado neste guia.

44 FIRST AID AND WOUND CARE

Primeiros Socorros e Tratamento de Feridas

Cuidados com a ferida e primeiros socorros podem ajudar a matar os germes e prevenir infecções. Através da aplicação do Gel Antiséptico pode proteger a sua família de bactérias nocivas. 

Topo da página