Intoxicação Alimentar (doença de origem alimentícia)

422 FOOD AND TUMMY BUGS

A Intoxicação Alimentar (doença de origem alimentícia) acontece quando consumimos alimentos que tenham sido contaminados - geralmente por bactérias ou vírus. Pode ser desagradável, mas raramente precisa de tratamento. Com o consumo de muito líquido, uma boa higiene das mãos e refeições leves, você deve estar completamente recuperado em um ou dois dias.

A intoxicação alimentar ocorre quando consumimos alimentos com germes nocivos, tais como Campylobacter, Salmonella ou E. coli. Comidas cruas, incluindo carne, aves, ovos, peixe e frutos do mar, frutas e verduras frequentemente podem conter altos níveis de germes que se propagam facilmente para outras comidas e superfícies na cozinha por mãos não lavadas e através da contaminação de superfícies (ex. tábuas de corte, utensílios de cozinha, torneiras). Contaminação  cruzada por superfícies gera aproximadamente 40% de todas as doenças de origem alimentícia. Por essas razões, nós precisamos tomar cuidado extra quando manuseamos ou prepararamos comida na cozinha. Só lembre das quatro regras da higiene alimentar: contaminação  cruzada, limpeza, cozinhar e resfriar.

 

Causas

Campylobacter, Salmonella, Listeria, Escherichia coli (E. coli) e Norovírus (gastroenterite) são os principais culpados da intoxicação alimentar.

Aqui estão algumas das causas mais comuns:

  • Comer comida crua ou má cozida (especialmente aves, carne de porco, hamburgueres, linguiças e espetos)
  • Comida que esteja vencida ou que não tenha sido refrigerada corretamente
  • Consumir comida que tenha sido manuseada por alguém com diarreia ou vômito
  • Contaminação  cruzada (na qual germes de uma comida contaminada se propagam para outras comidas)

Sintomas

Dependendo do tipo de germe involvido, os sintomas podem se iniciar 1 a 36 horas após a ingestão de comida contaminada.

Pode experenciar um ou mais dos seguintes:

  • Náusea
  • Vômito
  • Diarreia

Outros sintomas podem incluir

  • Cólicas
  • Dor abdominal
  • Perda de apetite
  • Temperatura alta
  • Dor muscular
  • Calafrios

Quando estiver com um vírus estomacal ou uma indisposição estomacal, consuma muito líquido e tome uma solução de rehidratação oral, se possível. Isso irá substituir os sais minerais que perdeu com o vômito ou diarreia. Geralmente vêm em sachês e são solúveis em água.

Tente comer normalmente, mas dê preferência para refeições pequenas e leves. Evite comidas com muito tempero, condimento, sal ou açucar.

Se os sintomas persistirem por mais de um dia ou dois, ou continuar a ter dor, fale com o seu médico.

Dicas de Prevenção

Felizmente, há muito que pode ser feito para prevenir um acesso de gastrite ou doenças de origem alimentícia. Siga as quatro regras de Segurança Alimentar

Limpeza

Pratique uma boa higiene das mãos: Lembre de lavar as mãos regularmente com sabão e água, especialmente após o uso do banheiro, e antes e depois de preparar e comer alimentos - se você estiver fora de casa e não tiver acesso a uma torneira, experimente o Gel Antisséptico de Mãos Dettol* para exterminar 99.9% dos germes**

* Esse produto não substitui o sabonte e a lavagem das mãos. 
** Testados: S. aureus ATCC 6538, P. aeruginosa ATCC 15442, E. coli ATCC 10536 e E. Hirae ATCC 10541. Tempo de exposição: 30 segundos

Limpe e desinfete as superfícies de preparação de comida: Após a preparação de alimentos (especialmente carne crua, peixe e ovos), use um borrifador ou flanela desinfetante em qualquer superfícies que você tenha usado. Utensílios sujos, talheres ou cerâmica podem ser limpos com detergente e água quente.

Cozinhe o alimento cuidadosamente

A carne deve ser cozida até o fim - os caldos devem ser limpos, sem sinal de carne vermelha. Assegure-se de que a comida reaquecida esteja completamente quente e nunca reaqueça mais de uma vez.

Resfrie, cubra e refrigere comida pronta dentro de uma hora

Separe porções grandes em pequenos recipientes se necessário para acelerar o processo de resfriamento. Siga os apontamentos para a embalagem para alimentos frescos e consuma (ou descarte) a comida dentro de seu prazo de validade

Evite contaminação cruzada

Lembre de lavar as suas mãos antes de preparar a comida e diretamente após o manuseios de ingredientes crús. Também deve preparar comida crú separada da comida cozida na cozinha, usando diferentes utensílios e tábuas de corte. Nunca armazene comida crua sobre comida cozida na geladeira, já que os respingos podem contaminar a comida cozida.

GERM LARGE

Como lavar as mãos

Apesar de lavar as mãos a sua vida toda, provavelmente não está a fazê-lo de forma correta. Uma boa técnica de lavagem das mãos é fundamental para assegurar que está protegido contra germes e bactérias. Descubra como deve lavar as mãos com o nosso guia simples.

423 DIARRHOEA 444X240

Diarreia

Descubra o que causa a diarreia, os sintomas típicos e como prevenir a propagação de bactérias em sua casa.

Topo da página