Desinteria

4210 DYSENTERY

Desinteria é uma infeção bacteriana ou amébica dos intestinos que causa diarreia com sangue ou muco. A desinteria normalmente se propaga por conta de uma higiene precária e geralmente as pessoas são infectadas através da ingestão de alimentos contaminados. Descubra as causas comuns de desinteria, como ela se propaga e como evita-la em sua casa e fora.

Causas

Há duas causas principais de desinteria:

  • Desinteria bacilar (shigellosis) é causada pela bactéria shigella que é encontrada em fezes e, portanto, é mais comum em paises com saneamento precário.
  • Desinteria amébica (amoebiasis) é causada por um parasita de uma única célula chamada Entamoeba histolytica, que é geralmente encontrada em áreas tropicais.

Ambos tipos de diarreia são geralmente transmitidos através de higiene precária e do consumo de comida contaminada.

Sintomas

Sintomas comuns incluem:

  • Diarreia contando com sangue ou muco
  • Cólica
  • Náusea
  • Vômito
  • Dores abdominais
  • Alta temperatura

Dicas de Prevenção

Lave as mãos regularmente

Com sabonete e água limpa especialmente antes de manusear, preparar ou comer alimentos e após usar o banheiro.

Limite o contato com pessoas infectadas

Tente usar toalhas, roupa de cama, copos e talheres separados até que as pessoas estejam recuperadas. 

Evite beber água da torneira se estiver em uma área de risco

Certifique-se de que a água esteja purificada através da fervura ou do tratamento com desinfetantes químicos. Beba água engarrafada como alternativa.

Tenha cuidado se estiver comendo em uma área de risco

Evite frutas ou verduras ao menos que não estejam descascado, como uma banana. Evite leite, queijo ou derivados ao menos que tenham sido pasteurizados para exterminar bactérias. Comidas preparadas por vendedores de rua também devem ser evitadas, já que não se pode garantir a segurança de seu preparo. Ao menos que conheça a fonte, não consuma cubos de gelo.

Mitos e verdades

Água da torneira é uma água segura para beber

Não necessariamente. Em muitos paises ao redor do mundo o saneamento pode ser pobre e as regras de higiene menos severas. Germes e bactérias podem as vezes encontrar uma maneira de adentrar as fontes de água locais e contaminar a água da torneira. Para ficar seguro cheque a água que tem acesso para assegurar a sua segurança e se estiver inseguro, ferva a água antes ou use água engarrafado onde estiver.

Eu tenho um estômago resitente então eu não vou ficar doente

É fato que o seu sistema imunológico pode se acostumar a lidar com tipos de bactéria que encontra no dia a dia, também pode ter experimentado algumas aventuras culinárias nas suas férias, mas ninguem é naturalmente imune a desinteria, febre tifoide, cólera ou hepatite - os germes normalmente responsáveis por intoxicação alimentar. Tome medidas para manter uma higiene pessoal boa e evite alimentos que tenham sido preparados em áreas não sanitárias.

GERM LARGE

Como lavar as mãos

Apesar de lavar as mãos a sua vida toda, provavelmente não está a fazê-lo de forma correta. Uma boa técnica de lavagem das mãos é fundamental para assegurar que está protegido contra germes e bactérias. Descubra como deve lavar as mãos com o nosso guia simples.

424 WATERBORN ILLNESSES

Doenças geradas pela água

Doenças geradas pela água são um grande desafio para a população mundial. Com tratamento da água e desinfetante, Dettol pode ajudar na prevenção de algumas doenças.

Topo da página