311 STAYING HEALTHY DURING PREGNANCY 740X400

Quando fica grávida, o seu sistema imunológico fica enfraquecido facilitando a entrada de germes e bactérias. Segue aqui o nosso guia de prevenção de doenças durante a gravidez, assim como algumas dicas sobre como lidar com sintomas comuns dos enjoôs matinais.

O que posso esperar dos enjoos matinais? 

Sentir náusea e vomitar nos estágios iniciais da gravidez são sintomas comuns dos enjoôs matinais. Enjoo matinal é um sintoma normal, e apesar do nome, pode acontecer a qualquer hora do dia (ou da noite). O que pode ajudar a aliviar os seus efeitos:

Descanse: Faça pausas regulares durante atividades pois o cansaço piora a nausea.

Beba líquidos: Beba pequenos e frequentes goles de água mantendo-se hidratada sem se sentir saturada.

Belisque: Coma pequenas porções de comidas saudáveis ricas em carboidratos e com baixo teor de gordura.

Sirva a comida fria: Comidas frias são mais apropriadas do que as quentes pois não produzem tanto odor.

Pratique uma boa higiene: Lembre-se de lavar as mãos após cada crise de enjoo matinal prevenindo-se contra a propagação.

Armazene e prepare comidas cruas longe de comidas cozidas e prontas para o consumo.

Mantenha qualquer animal de estimação distante das áreas de preparação de alimentos.

Dieta e Higiene de Alimentos

Desde os primeiros estágios da gravidez, deve ter cuidado com o que come e como prepara os alimentos. A gravidez pode lhe deixar mais suscetível a certas bactérias e infecções que podem afetar seriamente a sua saúde e a do seu bebé, por isso uma boa dieta e higiene são essenciais. 

Para garantir que está a dar o melhor ao seu bebé desde o início, certifique-se de que tem uma dieta saudável, equilibrada e evite o seguintes itens:

  • Queijos macios e não pasteurizados e produtos lácteos
  • Ovos crus ou mal cozidos    
  • Fígado, patês e carnes curadas como parma, presunto, chouriço e carne mal passada.   
  • Não coma mais de duas porções de peixes oleosos durante a semana.
  • Tente não ingerir mais de 200mg de cafeína ao dia (o equivalente a duas canecas de café instantâneo)

Para reduzir o risco de danos para si e para o seu bebé, precisa de ser ainda mais cuidadosa a respeito do preparo de alimentos.

Higiene das mãos: Lave as mãos com sabonete e água antes e depois de preparar e comer alimentos.

Comida crua: No momento da preparação de alimentos, tome cuidado extra ao preparar comidas cruas - germes encontrados em carne crua, peixe e ovos podem facilmente proliferar-se ao redor das superfícies da cozinha.

Cortando e cozinhando: Limpe qualquer utensílio e tábua de cortar que tenha utilizado com detergente e enxague com água quente. Limpe as superfícies com um pano descartável. Panos reutilizáveis também podem ser utilizados, porém lembre-se de lavá-los e desinfetá-los com frequência.

Restos de alimentos: Use sempre sacos do lixo e desinfete o seu caixote após a remoção do lixo. Para o uso do dia a dia, mantenha a tampa da sua lixeira fechada para não atrair moscas e insetos.

Resfriados e Gripes durante a gravidez

Provalmente não precisa de uma explicação sobre resfriados comuns e gripe - pois já deve ter sofrido com a famosa tosse e a garganta dolorida de um resfriado, além das dores no corpo e febre de uma gripe. Uma boa higiene pode reduzir os riscos de pegar um resfriado ou o vírus da gripe nas mãos.

  • Lave as mãos com frequência usando água e sabão
  • Limpe e desinfete regulamente as superfícies, especialmente torneiras, maçanetas e interruptores
  • Evite o contato com pessoas que estejam resfriadas ou engripadas 
  • Cubra sua boca e nariz com um lenço de papel quando tossir ou espirrar 
  • Deite fora os lenços de papel utilizados e lave bem as suas mãos em seguida.