322 NAPPY CHANGING 740X400

Para ajudar a prevenir assaduras e parar a propagação de germes durante a muda de fralda, uns bons hábitos de higiene são essenciais. Mas qual tipo de fraldas o bebé deve usar? E quais são os riscos para a saúde de não a usar? Confira nossas dicas para mudar as fraldas.

Qual é a melhor fralda e que outros tipos de materias eu preciso?

Existem dois tipos de fraldas: as descartáveis e as reutilizáveis. Um estudo recente mostrou que nenhum dos dois tipos é melhor ou pior para o meio ambiente, então qual é que deve escolher?

Fraldas descartáveis
As fraldas descartáveis têm alto poder de absorção, mantendo a pele do seu bebé seca, o que ajuda a prevenir as assaduras. Além disso, são também extremamente práticas - quando ficam sujas, simplesmente tem de as enrolar, despeja em um saquinho e deitano lixo.

Fraldas reutilizáveis
Fraldas reutilizáveis apresentam um menor poder de absorção porém um melhor custo-benefício - podem ser reutilizadas várias vezes. Buscando evitar assaduras, simplesmente troque-as com mais frequencia.

Dicas

Desprenda a fralda suja, segure as pernas do bebé para cima segurando pelo calcanhar e retire a fralda, colocando-a longe do alcance do bebé. Utilize bolinhas de algodão ou lenços humedecidos para limpar o seu bebé começando sempre pela frente e indo para trás (limpando na direção contrária - de trás para a frente pode espalhar bactérias e causar uma infeção do trato urinário). Em relação aos meninos, é melhor posicionar uma fralda seca sobre o pênis durante a troca pois a exposição ao ar pode fazer com que eles venham a fazer xixi. Assim que estiver limpo posicione o pênis para baixo antes de fechar a fralda evitando vazamentos na linha da cintura. Dobre a linha da cintura abaixo do cordão umbilical. Limpe e desinfete o trocador e superfícies após cada uso com um limpador antibacteriano como o Spray Desinfetante. Sempre lave bem as mãos após a muda de fralda do seu bebé evitando assim a propagação de germes. Feche as fraldas descartáveis utilizadas num saco de plástico ou num saquinho para fraldas e leve-o imediatamente para uma lixeira fora de sua casa. Lave fraldas reutilizáveis separadamente das outras roupas. Remova qualquer tipo de resíduo material da fralda utilizando um lenço de papel e deite fora. Depois disso lave a fralda em um ciclo de pré - lavagem seguido de uma lavagem com água quente (acima de 60°C).

Assaduras

A muda da fralda tem um papel muito importante na vida de uma nova mãe. Caso a fralda do seu bebé esteja constantemente molhada porém com trocas não muito frequentes, ou caso ele tenha diarréia ou algum tipo de reação ao sabão em pó, pode resultar numa assadura - a pele do rabinho torna-se inflamada e com um tom vermelho.

Para tratar assaduras em casa:

  • Troque a fralda com frequência e use um tamanho um pouco maior para prevenir atrito e permitir a cicatrização. 
  • Lave o rabinho do seu bebé com água após cada troca, evite usar sabonete. 
  • Seque suavamente o bebé com uma toalha - não esfregue. 
  • Aplique um creme para assaduras ou uma pomada recomendada por seu profissional da saúde. 
  • Deixe o seu bebé ficar sem fralda por um tempo para o seu rabinho respirar.

Assim que estiver curada, considere o uso de pomadas regularmente como uma barreira de hidratação contra assaduras. Use com moderação para não obstruir a fralda.