336HEALTHY START TO DAYCARE

Algo que irá reparar logo quando o seu filho começar a frequentar a escola, ou voltar às aulas, creche ou pré-escola é a impressão que temos de que eles ficam doentes o tempo todo.

Mas não precisa de se preocupar. Voltar para a escola é um momento prazeroso para o seu filho, pois aprende coisas novas e reencontra os amigos. O lado menos bom é que as doenças, causadas por germes e bactérias, propagam-se com muita facilidade em ambientes deste tipo, por isso o seu filho está mais propenso a ficar doente ou a apanhar infecções e doenças.

Vacinas (ou imunizações) previnem o seu filho de contrair algumas doenças infecciosas. Assim que o seu filho seja vacinado contra uma doença específica o seu corpo aprende a lutar de forma mais eficiente caso se venha a contagiar. Converse com o seu Profissional de Saúde para garantir que o seu filho esteja com as vacinas em dia.

Lavar as suas mãos

Parece óbvio, mas lavar as suas mãos com água e sabão é uma das melhores maneiras para prevenir que germes e bactérias se espalhem. Ensine ao seu filho a lavar as mãos:

  • Antes das refeições
  • Após utilizar a casa de banho
  • Depois de brincar com um animal
  • Depois de tossir, espirrar e assoar o nariz
  • Depois de tocar em objetos sujos (por exemplo: lápis mordiscados, lenços de papel usados, etc)
  • Quando as mãos parecerem estar sujas

Assim que o seu filho começar a frequentar a escola, a creche ou a pré-escola pela primeira vez, conheça junto com ele o lugar e mostre-lhe onde é possível lavar as mãos. 

Usando lenços de papel 

Os germes são capazes de se espalhar através do ar quando tossimos ou espirramos. Estimule o seu filho a usar um lenço de papel ao tossir, espirrar ou quando o nariz estiver a escorrer, a colocá-lo no lixo e a lavar bem as mãos com um sabonete antibacteriano. Caso não tenha um lenço de papel ao alcance, ensine-o que em vez de tossir para as mãos, ele deve tossir ou espirrar numa parte elevada dos braços, como a parte interna do cotovelo, evitando assim a propagação de bactérias para as mãos.

Mantenha-os afastados da escola quando necessário 

Caso o seu filho esteja muito doente e fraco para participar em atividades de grupo ou tenha um tipo específico de infeção que requeira isolamento (por exemplo, varicela), deve ser afastado da escola, sendo melhor deixá-lo em casa por uns dias. Isso vai impedir que germes e bactérias sejam transmitidos para outras crianças e permitir que o seu filho tenha tempo necessário para melhorar.

Primeiros socorros em casa 

Com o crescimento do seu filho e o início das suas explorações mundo fora, com certeza vai arranhar-se ou magoar-se. Tenha sempre um kit de primeiros socorros em casa para esses pequenos cortes ou arranhões, o kit deve conter:

  • Curativos limpos
  • Luvas de látex (ou similares)
  • Spray Anti-Séptico para Limpeza de ferimentos
  • Creme Anti-séptico
  • Alfinetes de segurança e tesouras
  • Fita hipoalergénica e gaze

Trate-os o mais rápido possível.

Lave as mãos e limpe a area afetada cuidadosamente com um Spray ou Líquido Ant-séptico. Assim que estiver seco, proteja com um curativo limpo ou um emplastro e lave as mãos novamente.